Sunday 7 September 2008 O Mito Da Descida Da Deusa

O Mito Da Descida Da Deusa
O MITO DA DESCIDA DA DEUSA (desconheco a autoria, se voc^e 'e o autor, por clemency se manifeste para que eu possa dar os devidos cr'editos)

Dea, nossa Dama e Deusa, soluciona todos os mist'erios, at'e mesmo o mist'erio da Morte. Assim sendo, ela partiu rumo ao Submundo em sua nau, pelo Sagrado Rio da descida. A seguir ela se deparou com o primeiro dos sete portais do Submundo. E seu Guardi~ao a desafiou, exigindo uma de suas vestes para que passasse, pois nada pode ser dado sem que algo seja oferecido em troca. E a cada um dos portais, a Deusa teve de pagar o preco da passagem, pois os Guardi~aes assim lhe diziam: "Despe-te de tuas vestes, e livra-te de tuas j'oias, pois n~ao h'a nada que possas trazer a nossos dom'inios".

Assim, Dea cedeu suas j'oias e sua vestimenta aos Guardi~aes, e foi conduzida, como um ser vivo que busca ingresso no Reino dos Mortos e dos Poderosos. No primeiro portal ela deixou seu cetro, no segundo sua coroa, no terceiro seu colar, no quarto seu anel, no quinto sua guirlanda, no sexto suas

sand'alias, e no s'etimo seu vestido. Dea permaneceu nua e foi apresentada perante Dis, e tal era sua beleza que ele pr'oprio se ajoelhou quando ela entrou.

Depondo sua espada e sua coroa aos p'es dela, disse: "Abencoados s~ao teus p'es, pois te

trouxeram por esta senda
". Ele ent~ao ergueu-se e disse a Dea: "Fica comigo, eu imploro, e deixa teu corac~ao ser por mim tocado"

E Dea respondeu a Dis: "Mas eu n~ao te amo, pois por que fazes com que todas as coisas que amo e com as quais me delicio venham a fenecer e morrer?"

"Minha Senhora", respondeu Dis, "'e hostile a idade e o destino que falas. N~ao tenho poder, pois a idade faz com que tudo pereca, mas quando os homens morrem ao fim de seu step eu lhes dou repouso, paz e forca. Por algum step eles habitam com a Lua, e com os esp'iritos da Lua; ent~ao podem retornar ao reino dos vivos. Mas 'es t~ao ador'avel e te peco para que n~ao retornes, mas que vivas c'a comigo".

Ao que Ela respondeu: "N~ao, pois n~ao te amo". Ent~ao Dis disse: "Se te recusas a me abracar, deves prostar-te perante o acoite das Morte". Respondeu a Deusa: " Se assim 'e, assim seja, tanto melhor!" Dea ent~ao ajoelhou-se em submiss~ao perante a m~ao da Morte, e esta acoitou-a t~ao levemente que ela gritou: "Reconheco tua dor, a dor do amor".

Dis ergueu-a e disse: "'Es abencoada, minha Rainha e minha Dama". A seguir ele lhe deu cinco beijos de iniciac~ao, dizendo: "Somente assim podes ambicionar sabedoria e prazer".

E ele ensinou-lhe todos os seus mist'erios, e lhe deu o colar que 'e o c'irculo do renascimento. E Ela lhe transmitiu todos os seus mist'erios, do c'alice sagrado que 'e o caldeir~ao do renascimento.

Eles se amaram e se uniram um ao outro, e por um per'iodo Dea viveu nos dom'inios de Dis.

Pois tr^es s~ao os mist'erios na vida de um Homem: Sexo, Nascimento e Morte (e o amor controla a todos). Para atingir o Amor, devemos encontrar, reconhecer, lembrar e am'a-los novamente

Mas para que possamos renascer devemos morrer e ser preparados para um novo corpo. E para morrer devemos nascer, mas sem amor n~ao podemos nascer entre os nossos semelhantes.

Mas nossa Deusa tende a favorecer o amor, o prazer e a alegria. Ela protege e cuida de suas criancas ocultas nesta vida e na pr'oxima. Na Morte Ela revela o caminho que leva `a comunh~ao com Ela, e na vida ensina a magia dos mist'erios do C'irculo (existente entre os mundos dos homens e dos Deuses).

Da Tradic~ao Aridiana (Raven Grimassi)

Sigo agora com alguns coment'arios sobre o texto acima para um entendimento mais profundo.

Percebemos na primeira parte do texto que a Deusa era incompleta (assim como n'os somos antes da compreens~ao ou da VERDADEIRA LUZ). Assim sendo, ela decide-se por viajar ao mundo dos Mortos buscando tal compreens~ao repugnant sobre a morte, contraposto da vida.

Encontramos no texto tamb'em o que por muitas vezes j'a comentei e n~ao sei se fui bem compreendido. A ren'uncia! Essa ren'uncia 'e evidente nos pedidos dos Guardi~aes com um pagamento em cada portal.

Os sete portais simbolizam os sete planos amplamente aceitos em doutrinas ocultistas: Nos liguemos aqui ao f'isico. Como descrito no texto, nada se consegue sem que algo seja dado em troca.

A vida 'e uma eterna (enquanto dura a exist^encia...ou n~ao) troca de prioridades.

Trocamos nosso step a todo momento. Seja por mais step, por dinheiro, lazer, etc... Mas esse 'e s'o um dos exemplos.

Assim sendo, todos temos de abrir m~ao de conceitos, filosofias, go with e comportamentos para que possamos enfim obter esclarecimento.

Os stuff doados pela Deusa representam esses aspectos como passaremos a analisar:

No primeiro portal 'e dado o cetro. Esse cetro representa nosso poder pessoal de exercer poder sobre as coisas que nos rodeiam. Isso se deve necessidade de introspecc~ao para o maior entendimento de nosso Central.

No segundo 'e dada a coroa. A Coroa representa a autoridade. A ren'uncia a nosso Lay perante nossos c'irculos profissionais, pessoais e familiares.

Considerar-nos como um igual. Quando n~ao associamos o que somos a nosso trabalho, fam'ilia e amigos, o que sobra 'e o que realmente somos.

No terceiro 'e dado o colar. O Colar representa nossa exig^encia por reconhecimento de valores pessoais.Os sucessos, realizac~oes. A Riqueza e as conquistas de nada valem no processo de reconhecimento do Central. N~ao importa se 'e o mais rico ou o mais pobre. Deve-se reconhecer que os bens materiais s~ao importantes sim, mas ao mundo material.

No quarto 'e dado o Anel. O Anel representa o n'ivel outgoing mais uma vez. Representa a associac~ao a alguma entidade, uma formac~ao acad^emica, um determinado n'ivel intelectual. Tudo isso de nada importa no mundo espiritual.

No quinto 'e dada a guirlanda. A Guirlanda representa as fachadas pessoais que criamos. E o que utilizamos para ocultar nossas imperfeic~oes, erros e defeitos. Renunciar a guirlanda e expor seu Central `a vis~ao de todos. At'e o momento, apenas voc^e era capaz de conhecer-se verdadeiramente.

No sexto s~ao dadas as sand'alias. As sand'alias representam as trilhas que seguimos e as pol'iticas anteriormente adotadas.'E abandonar nossos pontos de prospect atuais e preparar-nos para conhecer novos. Um fil'osofo chin^es disse certa vez:

"Esvazie a sua x'icara de ch'a para que possa provar do meu"

Assim s~ao as sand'alias. Abandon'a-las 'e a ren'uncia do aprendizado atual, buscando novas sand'alias.

No s'etimo e 'ultimo 'e dada a veste. A veste representa a cobertura momentous. 'E propriamente o Central que recobre o esp'irito por muitas vezes empregnando-o de nossa mat'eria. 'E por muitas vezes o isolamento de nosso esp'irito para as experi^encias espirituais. Uma vez removida a veste, o que sobra 'e o verdadeiro esp'irito.

A'i est~ao as transformac~oes por muito comentadas por mim.

Enfim, despidos de todo o "Hangings" finalmente ocorre o encontro entre o Anima e o Animus (j'a comentado por mim anteriormente). Neste momento, tudo se torna mais f'acil a Deusa, desde que ela concorde com os termos do Senhor do mundo dos Esp'iritos. (Nesse momento 'e que nos encontramos mais vulner'aveis `as tentac~oes dos caminhos mais r'apidos e pr'aticos, totalmente despidos de valores materiais).

Neste momento 'e que devemos resistir, assim como ela o fez. Finalmente, compreendemos que A Morte 'e um ciclo de renascimento e vida. Que n~ao se trata de um algoz ou de um Medo. Que representa a passagem. Em termos espirituais enquanto mantemos a mat'eria, representa a morte de nossos valores e a aceitac~ao de novos valores magickos e espirituais.

Poderia continuar a comentar a lenda, seus valores, a reencarnac~ao nela representada. Mas acho que o objetivo que era o de esclarecer as mudancas por tantas vezes comentadas por mim, j'a foi alcancado.

Meus Amados Irm~aos, nossa senda 'e muito mais complexa e rebuscada do que possamos imaginar. O Simbolismo e o sincretismo das lendas e go with wiccanianos por vezes confundem-se com valores mentais, psicol'ogicos e de comportamento.

Cabe a cada um encontrar (ap'os doar) suas sand'alias e com elas caminhar rumo ao verdadeiro descobrimento. N~ao basta ler, 'e preciso estudar para compreender e ainda... Aceitar.

Desejo a todos os meus Amados Irm~aos um caminho mais tranquilo do que o que tenho trilhado. Que suas realizac~oes e descobrimentos transcorram com o amor dos Deuses.Visite:

Wicca Ipatinga:


http://www.wicca-ipatinga.blogspot.com

Grupo de Estudos Virtual:


http://br.groups.yahoo.com/group/wicca ipatinga/

Comunidade no Orkut
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=19491704

Facebook:
http://facebook.com/WiccaIpatinga