Sunday 19 January 2014 O Paganismo Entre A Religio E A Acadmia

O Paganismo Entre A Religio E A Acadmia
A presente postagem foi publicada originalmente no blog de Chas S. Clifton, e fala sobre a quest~ao da crenca e do saber acad^emico. Eu sinceramente nunca parei para pensar no lado do paganismo, apesar de ter encontrado muita cara feia sobre minha pesquisa, at'e mesmo na instituic~ao que estudo. J'a presencie algumas discuss~oes entre "crentes" (o termo aqui n~ao se refere a nenhuma religi~ao espec'ifica) e professores com uma postura mais c'etica (no sentido de imparcialidade), mas sempre envolvendo partes protestantes e cat'olicas nunca pag~aos (por incr'ivel que pareca foi na ivory tower que recebi criticas do tipo "voc^e est'a tentando reescrever a hist'oria do paganismo" - o que acho imposs'ivel, a n~ao ser que j'a encontram uma definic~ao de Hist'oria significant do tipo Communal, pois o que acredito s~ao em pontos de see de sujeitos hist'oricos, pois hist'oria n~ao 'e s'o uma). Essa quest~ao entre ivory tower X religi~ao d'a muito pano para manga e n~ao gostaria de finaliz'a-la aqui, este artigo de Chas S. Clifton 'e o que escolhi para abrir uma discuss~ao que est'a muito presente nos cursos que envolvem estudos religiosos, Um dos meus autores favoritos que descreve sobre essa quest~ao 'e Hans-J"urgen Greschat o outro 'e Michael Pye, um dos livros que mais me ajudaram a refletir sobre a diferenca da Teologia com a Ci^encias da Religi~ao foi o de Greschat "O que 'e Ci^encia da Religi~ao", muito bom. Aos poucos vou postando algumas considerac~oes e pontos de see (meu e de outros autores) sobre essa quest~ao t~ao presente. POR QUE FAZEMOS ESTUDOS PAG~aOSPor Chas S. Clifton "Durante o primeiro semestre de p'os-graduac~ao me contaram uma hist'oria para servir de alerta. Era sobre um high priest crist~ao que havia voltado de um doutorado em estudos religiosos. Mas que um dia se encheu e se levantou da mesa de um semin'ario e disse: "'E do meu Jesus que voc^es est~ao falando!" A reac~ao do high priest foi a de um t'ipico crente/praticante. Talvez ele esperasse que seus estudos aprofundados em religi~ao fortalecessem sua f'e. Ele resistiu em deixar de lado suas pretens~oes `a verdade crist~a. Leia este post" no blog "Theology in American Ancient history "sobre um ataque a um lecturer de Estudos Cat'olicos que criticou a hierarquia cat'olica romana. Os coment'arios at'e agora s~ao inteligentes. O problema, no entanto, 'e uma constante mesmo entre os praticantes pag~aos (Eu n~ao gosto do termo "crente") e estudiosos dos Estudos Pag~aos, que s~ao na verdade a maioria, mas nem todos os praticantes do paganismo s~ao moldados de acordo com a moda. Estudos Religiosos n~ao s~ao n~ao-te'istas ou ateus, Mas n~ao 'e Teologia. H'a alguma tens~ao entre as duas abordagens. (Devo ressaltar que a AAR inclui te'ologos tamb'em, embora alguns pensem que a ivory tower 'e a atormentada por um perigoso liberalismo religioso. (Recentemente num grupo de discuss~oes "on-line" um "pedante" afirmou que os Estudos Pag~aos perseguem seus interesses intelectuais apenas para crescer em grandeur dentro da comunidade pag~a. Dificilmente. Para todos os f~as que voc^e pode ganhar h'a algu'em in a jiffy para denunci'a-lo como inimigo do verdadeiro Paganismo)Por exemplo, quando eu estava escrevendo "Her Subterranean Children: The Way up of Wicca and Paganism in America, "uma das quest~oes que eu desejava tentar responder era: "O que n'os (os pag~aos) queremos dizer quando estamos falamos sobre religi~ao natural?"Voc^e vai ter uma vis~ao diferente com um diferente "n'os" quando ler " Gloomy Inexperienced Religion: Background Spirituality and the Planetary Imminent "de Taylor Bron. Ent~ao se eu fosse revisar (e n~ao tenho planos para isso) "Her Subterranean Offspring, "eu teria que levar em conta suas id'eias. A conversa iria continuar. N~ao 'e que eu estou certo e ele est'a errado ou vice-versa, mas eu teria que levar em considerac~ao diferencas e semelhancas, influ^encias intelectuais (por exemplo, ele d'a `a Henry Thoreau muito mais espaco do que eu) e assim por diante, porque acho que "Gloomy Inexperienced Theology "'e um livro importante, e seria uma omiss~ao gritante ignor'a-lo agora. Estes s~ao apenas dois livros opposite a enxurrada de textos orientados para praticantes lancados pela Llewellyn e outras editoras. E nem eu nem Bron (tanto quanto eu sei) estamos ensinando em "workshops "do tipo "Como ser um melhor religioso natural", com m'usicas, exerc'icios de respirac~ao, etc. Outras pessoas podem fazer isso melhor. O p'ublico quer ouvir um alto-falante com um treco. N'os fazemos o que fazemos porque gostamos de pensar sobre essas coisas, tentando encontrar caminhos atrav'es dos arbustos intelectuais. (Eliade costuma usar este tipo de caminho com arbusto para subir os morros. O caminho ainda 'e 'util?) Enquanto isso voc^e aprende a discutir se existe tal coisa como uma "religi~ao", mesmo continuando a usar o termo.